Quando é que vale a pena comprar barato?

Quando surgiu a moda da jaqueta perfecto, láááá em 2009, eu lembro que fiquei louca para comprar uma. As de couro verdadeiro estavam fora de questão: mesmo trabalhando, eu não tinha 500 paus pra dar em uma. Acabei encontrando uma perfecto perfeita (oi!) em couro vegetal em uma loja feminina aqui do Rio, por menos de R$ 300. Era do jeito que eu queria, cheia de bolsos e zíperes e, pelo inverno inteiro, eu fui uma das poucas pessoas que teve uma jaqueta naquele modelo – o que rendeu de gente dizendo que eu estava vestida de motoqueira, iiih, vocês não imaginam!

Daí que o tempo passou, e eu continuei usando a jaqueta. Usei com vestido, com legging, com jeans, com saia. Usei no inverno, em brisas eventuais de outras estações do ano, usei, usei e usei. E quando chegou o momento de, mais uma vez, colocar minha coleção outono inverno pra jogo, eis que…

couro_vegetal

Minha jaqueta do amor está destruída, e não de um jeito bonito: descascada, com o forro pintado todo exposto, tudo de fora. Achou ruim? Pois veja bem, descobri no meio da night, no aniversário de uma amiga, quando percebi os pedacinhos pretos em cima de mim, da mesa, da cadeira, eu estava me desfazendo! Socorro!

Não consigo mais usar minha perfecto, mas também não joguei fora. Nessa hora me pergunto: será que eu deveria ter esperado mais um pouco e comprado uma jaqueta de couro verdadeiro por R$ 500 (preço da época)? Desconsiderando a questão ambiental à respeito de couro animal e couro vegetal, e pensando apenas no lado econômico da compra, o que vocês consideram? E indo além: em que peças vocês preferem investir mais ($$), e quais vale a pena gastar menos – e ter um material mais descartável?

O fato é que agora eu quero porque quero uma jaqueta de couro animal, que dure 20 anos, que se desgaste e fique bonita, mas adivinha… agora elas custam mil reais.

 

10 thoughts on “Quando é que vale a pena comprar barato?

  1. Fernanda, a gente tem mesmo que fazer as contas. Eu acho que não vale a pena pagar mais caro só por conta de grife, ou apenas por ser tendência, mas acho que vale se o material for melhor, desde que seja um item que possa servir por mais de um inverno (ou seja, mais clássico).
    E se ainda quiser achar jaqueta na faixa dos 500, 600 reais, na OMK tem (eu tenho duas jaquetas de lá, uma já vai completar quatro anos…)

    https://www.omk.com.br/feminino/perfecto.html

    Beijos!

  2. Também estava pensando nisso um dia desses, estava indo para o trabalho quando olhei para a minha calça social e pensei “nossa, eu deveria investir e comprar mais dessas de boa qualidade, já que uso tanto”, também acho válido comprar um casaco de frio bom, já que eles duram muuuitos invernos, já paguei R$150 num casaco que durou 1 inverno, depois dessa experiência comprei um casaco lindo por R$350 (na epoca) e vou para o terceiro inverno com ele!!
    Então aprendi a lição calça social e casaco de frio são peças que eu invisto sem medo – a primeira porque eu sei que eu vou usar muito e a segunda porque eu sei que se eu cuidar bem vai durar anos!
    Dá uma olhada no site > https://www.omk.com.br/perfecto-600.html lá tem perfecto com preços “amigos” por ser couro!

  3. ps: uma vez eu vi as meninas da oficina de estilo, falando que valia mais a pena investir nas roupas de trabalho (que a gente usa todo dia) do que num vestido de festa que a gente vai usar 2 vezes na vida!

  4. Eu tenho uma jaqueta dessas de couro ecológico, comprei na Renner vai fazer uns 3 anos, usei milhões de vezes e está como nova! Acho que paguei R$129, mas não lembro bem, só sei que foi menos de 200… Acho que tudo depende da marca e do cuidado…

  5. Na minha primeira viagem internacional comprei uma jaqueta de couro que uso até hoje. Ela custou 90 dólares e isso foi no ano 2000.
    Em 2011 comprei minha segunda peça em couro, dessa vez foi um bem molinho (na etiqueta diz que é couro de porco hahahaha) e custou 60 euros. As duas são pretas, a primeira tem corte de blazer e a segunda, perfecto. Uso todos os invernos e acho que foram as melhores compras de roupa que fiz, além de serem lembrança das viagens mais legais da minha vida.

  6. Acho que tudo tem seu custo beneficio,…quando as peças são atemporais vale a pena investir em uma melhor qualidade, tenho uma jaqueta de couro que comprei em 1998 e esta em perfeitas condiçoes. na minha opinião vale super a pena investir em boas calças jeans. sapatos e casacos…bjs.

  7. uma das melhores decisões da minha vida foi ter resolvido só comprar bolsas de couro. nunca mais uma bolsa se desfez e, anos depois, ainda tenho bolsas com cara de novas. cuidando bem, podem durar pra sempre ou até eu enjoar.

    ano passado comprei uma jaqueta da OMK recomendada aqui nos comentários e adoro. fizeram sob medida e, depois que mandei minhas medidas, chegou em 7 dias, muito rápido. fiquei muito satisfeita!

  8. Uma ótima questão, Fê. Eu acho que nesse caso vale a pena investir em algo de melhor qualidade, mesmo que o valor seja mais alto. Mas, cuidado tb é primordial.
    (consegui acessar, nem acredito!)

  9. Morro e vontade de comprar uma jaqueta couro,porém o investimento é algo caro e depois de ler essa sua informação, fiquei mais apreensiva ainda,realmente pensando se quero mesmo investir em algo tão caro!!!!

Leave a Reply

